APRESENTADO PROJETO DE HORTA E POMAR DOMÉSTICO

14/02/2011 Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Castelo apresenta a produtores, projeto de horta e pomar doméstico

APRESENTADO PROJETO DE HORTA E POMAR DOMÉSTICO

O ano de 2011 começou com uma programação interessante para os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Castelo, afiliado à FETAESC. Na 4ª feira, 26/01, aproximadamente 25 agricultores participaram de palestra proferida pelo engenheiro agrônomo Cidinei Henrique Momoli, da empresa de consultoria “Planejar”, de Canoinhas. Em parceria com a ASTRAMATE, a empresa desenvolve o “Projeto de Unidades Demonstrativas de Produção Familiar”, subsidiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Na ocasião, o agrônomo apresentou os objetivos e primeiros resultados do trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado e que terá duração até 2012. Abrangendo os 14 municípios pertencentes ao Território da Cidadania do Planalto Norte Catarinense, o projeto contempla o plantio e assistência técnica na área de hortaliças e frutíferas para o consumo das famílias. Com foco na produção agroecológica, o projeto visa a diminuição da dependência externa das famílias e melhoria na quantidade e qualidade do auto-abastecimento dos agricultores.
Segundo o Presidente do Sindicato de Monte Castelo, Estefano Saviski, “o projeto tem uma função social muito importante, pois resgata a vontade do cultivo das hortas e pomares domésticos, gerando uma alimentação mais saudável e barata podendo, até, gerar renda diversificada para as famílias agricultoras”.
Dentro ainda da programação da manhã os agricultores e convidados participantes visitaram a Unidade Demonstrativa do Projeto em Monte Castelo, localizada na propriedade do Sr. Saviski, no Rodeio Grande. Na área, observaram os plantios de hortaliças e frutas que, logo após, foram preparados e servidos no almoço preparado pela família, oferecido aos presentes.
A parceria do MDA e da ASTRAMATE, através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, traz aos agricultores a possibilidade de conhecer novos cultivos e melhorar a utilização do espaço da propriedade e sua alimentação.
Maiores informações sobre esse projeto podem ser obtidas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Castelo, no telefone (47) 3654-0104 ou e-mail strmontecastelo@fetaesc.org.br. Na área de hortas e pomares domésticos, o município ainda conta com a assistência do Escritório Municipal da Epagri, no telefone (47) 3654-0322.

FONTE: EPAGRI de Monte Castelo